Pinheirinho do ValeSaúde

PALESTRA RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO CÂNCER

Na tarde desta terça-feira, dia 09, aconteceu importante palestra ministrada pela Psicóloga da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) Tainara Melo com o tema “Prevenção do Câncer de Mama e os cuidados com a saúde da mulher”. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa e foi realizada no Centro de Convivência do Idoso de Pinheirinho do Vale. A palestra contou com a participação de mais de 300 mulheres, foram arrecadados alimentos não perecível que foram doados para a instituição AAPECAN, houve sorteio de prêmios entre os presentes.

A AAPECAN é uma associação sem fins lucrativos que atende pessoas com câncer e familiares, possui 14 unidades no estado do Rio Grande do Sul. Em entrevista a Rádio Comunitária Princesa do Vale a Assessora de Comunicação da AAPECAN Tassiane Ribas ressaltou que a casa de apoio da AAPECAN em Ijuí oferece completa assistência aos pacientes e familiares de pessoas com câncer, pernoite, café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, tudo de forma gratuita. Além disso, disponibiliza o trabalho de acolhimento social dando suporte completo. Do município de Pinheirinho do Vale 7 pessoas utilizam esse espaço.

Tainara Melo ressaltou a importância do acompanhamento constante dos sinais ou sintomas que o corpo apresenta e a procura de atendimento junto aos profissionais de saúde, segundo ela, um dos grandes problemas é que, muitas vezes, as pessoas acabam esquecendo-se de reservar um tempo para se cuidar.

O Secretário Municipal de Saúde Marcelo Bechaira e a Doutora Raquel Cristina Piaia destacaram a ação preventiva que está sendo realizada pela equipe de saúde municipal, dentre os atendimentos de prevenção à saúde da mulher na campanha Outubro Rosa estão o Papanicolau de prevenção de colo uterino realizados no município e o exame de mamografia realizado em Frederico Westphalen.

Ações preventivas realizadas na programação do Outubro Rosa/2018

Preventivos:

Terça – feira

Horário:     17:00 às 19:30

Quarta- feira

Horário : 07:30 ás 11:30     e 13:00 às 17:00

Quinta- feira

Horário:   17:00 às 19:30