DestaquesTrânsito

DETRAN RS ATUALIZA DADOS DA ACIDENTALIDADE NO TRÂNSITO GAÚCHO

O link Estatística no site do DetranRS é uma rica fonte de informação sobre o trânsito gaúcho para jornalistas, pesquisadores e demais interessados em informações sobre frota, habilitação de condutores, infrações e acidentalidade, entre outros temas. Essas informações são atualizadas mensalmente, permitindo traçar a evolução de cada tema na linha do tempo.

No caso específico da acidentalidade, o DetranRS adota a metodologia da Organização das Nações Unidas, segundo a qual os feridos em acidentes de trânsito devem ter sua evolução acompanhada durante 30 dias a contar do acidente, e caso venham a morrer, irão engrossar as estatísticas de mortalidade no trânsito. Assim, os dados completos de setembro nesse quesito são ainda parciais, e serão confirmados no início de novembro, juntamente com os parciais de outubro, e assim sucessivamente.

Assim, no período considerado aconteceram 1.115 acidentes com vítimas fatais, entre os quais se destacaram as colisões frontais (quase 38%), os atropelamentos (quase 23%) e as colisões laterais (cerca de 11%). Segundo observam os órgãos fiscalizadores, as colisões frontais estão relacionadas, frequentemente, a ultrapassagens mal sucedidas, feitas em locais indevidos, sem a necessária visibilidade e segurança.

Esses 1.115 acidentes geraram 1.249 mortes, predominando os próprios motoristas dos veículos (mais de 28%), motociclistas (24%), pedestres (mais de 20%) e passageiros (quase 18%). Os veículos envolvidos nos acidentes com vítimas fatais foram 1.904, destacando-se entre eles os automóveis (quase 37%), as motos (mais de 20%) e os caminhões (quase 16%).

Mais informações podem se acessadas no link Estatística do site do DetranRS.

Fonte: Ascom DetranRS