Pinheirinho do Vale

Primeira Infância Melhor planeja atividades

“O que você faz pelo seu filho agora, vale para toda a vida.” Com esse lema teve início a reunião de planejamento do programa Primeira Infância Melhor (PIM), no dia 17 de maio, na sala da coordenação do Programa no município. Estiveram presentes: Secretário Municipal de Saúde Marcelo Bechaira, Secretária Municipal da Assistência Social e GTM Eleane Conrad Trevisan, monitora Adriana Costa e visitadoras do PIM: Adriane Vargas, Claci Krug, Daiane Stein, Francieli Terhorst, Jaqueline Kirst, Karine Schneider, Vanderleia Klein e Veridiane Neres.

O Objetivo do encontro foi o planejamento de atividades  relacionadas  ao funcionamentos e atividades  do PIM. Hoje no nosso município são atendidas 150 famílias, 153 crianças de a 0 a 6 anos e 14 gestantes semanalmente por meio de vistas domiciliares. As intervenções do PIM junto às famílias ocorrem por meio de visitas domiciliares semanais, visando o fortalecimento de suas competências para educar, cuidar e proteger suas crianças.

Nas atividades do PIM são abordados os aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sócias do desenvolvimento humano, com execução de atividades lúdicas. Através do convívio semanal com as famílias e a participação ativa no desenvolvimento de suas crianças permitem que as visitadoras construam e fortaleçam vínculos de confiança e afeto com as mesmas.

Estudo desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (2016) sobre a qualidade de programas de visitas domiciliares revelou que o PIM se destaca significativamente em diferentes indicadores de qualidade, tais como participação ativa dos cuidadores e crianças durante as visitas, preparo do visitador, uso adequado dos manuais do Programa e escolha de materiais e atividades apropriadas para a faixa etária atendida.

Em julho de 2019 o programa Primeira Infância Melhor (PIM) comemora 15 anos de promoção do desenvolvimento integral na gestação e na primeira infância em nosso município. Uma semente plantada no ano de 2004 e assim passaram pelo Primeira Infância Melhor, gestores  municipais, GTMs, monitores, visitadores cada um contribuindo de sua forma  com respeito, compromisso, esforço, dedicação e amor para o fortalecimento  e bem estar do nosso propósito mais importante que são as famílias,  gestantes e crianças atendidas.

Nesses 15 anos plantamos as boas sementes, plantamos atos, pensamentos, sentimentos, palavras e sonhos, cada um fazendo do seu trabalho um verdadeiro objetivo de vida. Procurando cumprir suas atribuições do dia – a – dia com prazer e eficiência, recebemos em troca abundância de frutos e cada fruto traz em si novas sementes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Pinheirinho do Vale