Agricultura

Avicultores recebem capacitação sobre custo de produção da atividade

Há dois anos, a Emater/RS-Ascar e Embrapa Suínos e Aves estabeleceram um Contrato de Cooperação Técnica visando à qualificação da atividade da suinocultura na região, especialmente para orientar sobre o manejo adequado de dejetos dos suínos, solo e água. A gestão econômica da atividade também faz parte desse projeto. Observando os bons resultados obtidos até o momento, através dos indicadores e das melhorias na atividade suinícola, surgiu o interesse por parte dos avicultores do município de Palmitinho em desenvolver esse projeto voltado à atividade avícola. Por essa razão, na última quarta-feira (26/06), uma reunião foi realizada, na Câmara de Vereadores de Palmitinho, para apresentar aos avicultores as tecnologias e processos disponíveis para o cálculo e organização do custo de produção da avicultura.

Durante o encontro, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele, falou aos produtores como funciona o trabalho e de que forma essa prática contribui para a organização e planejamento da propriedade. Miele apresentou ainda as tecnologias que estão disponíveis para facilitar esse processo, como o aplicativo “Custo Fácil”, criado pela Embrapa, para interpretar os dados obtidos nas propriedades relacionados à avicultura e que poderão qualificar o processo de planejamento e tomada de decisão das famílias.

Todo esse trabalho será acompanhado e orientado pela equipe da Emater/RS-Ascar. Estiveram presentes no encontro o presidente da Associação dos Avicultores de Palmitinho, Renan Piaia, o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz, o assistente técnico regional de Sistemas de Produção Animal, Valdir Sangaletti, o supervisor Clairto Dal Forno, e os extensionistas técnicos da Emater/RS-Ascar de Palmitinho, Alex de Mello Rubin e Luan Jaques da Costa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen