Pinheirinho do Vale

Alunos de Caiçara visitam monumento do Tenente Portela

Na manhã do dia 20 de agosto, alunos das turmas do 8º e 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Catarina da Linha Mendes – Caiçara bem como diretora e professoras, visitaram a trilha ecológica com 850m e jazigo do Tenente Portela, atrativos turísticos de Pinheirinho do Vale. Os visitantes atravessaram o Rio Pardo com a balsa Capelense e foram recebidos pela Turismóloga e guia Nilsa Zachi Fonseca e a colaboradora Mylena da Silveira da Secretaria Municipal do Desporto,Turismo e Juventude que os acompanharam na visitação.

O objetivo da visita foi de conhecer estes locais, bem como ampliar seus conhecimentos sobre a história da Coluna Prestes no Rio Grande do Sul que teve início em Santo Ângelo, seguindo por outros municípios, passando por Pinheirinho do Vale, onde ocorreu o massacre da retaguarda da Coluna Prestes pelas forças governistas, fato histórico ocorrido em 24 de janeiro de 1925, sendo que este local é tombado pelo IPHAE como patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul.

Os visitantes demonstraram interesse, surpresa e satisfação por estarem no local onde ocorreu esse fato histórico/cultural, além de conhecerem mais relatos sobre a Coluna Prestes que deixou sua história em nosso município.

Durante o percurso da trilha foi visitada a gruta Nossa Senhora Aparecida num momento de meditação e oração, sendo esta gruta mais um atrativo para visitação e devoção, num lugar de paz em meio a natureza.

A coordenadora Nilsa explanou sobre o marco histórico da Coluna Prestes no Município de Pinheirinho do Vale e apresentou aos visitantes os atrativos turísticos e o Roteiro Turístico Rural Vale Encantado do município. Agradecemos pela visita e por prestigiarem e valorizarem os atrativos turísticos do município, pois o estudo de campo vem complementar os conhecimentos, com o intuito de valorizar fatos históricos e relevantes ocorridos em nosso país e principalmente na região.

Os interessados em visitar os atrativos turísticos de Pinheirinho do Vale e conhecer o Roteiro Turístico Rural poderão agendar pelo telefone da Secretaria M. do Desporto, Turismo e Juventude (55) 3792- 1646.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Pinheirinho do Vale