Pinheirinho do Vale

Uso de Agrotóxicos e os Riscos para a Saúde é Tema de Palestra

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Emater/Ascar e o Sindicato dos trabalhadores rurais de Pinheirinho do Vale, realizaram na última segunda – feira, 23 de setembro, no Centro da Municipal da Terceira Idade uma palestra, com o tema: O Uso de Agrotóxicos e os Riscos para a Saúde. Participaram agricultores, alunos e servidores da Secretaria da Saúde e a equipe responsável pela recolha do lixo no município.

O palestrante engenheiro agrônomo Carlos Ramiro falou sobre o tema de maneira bastante informativa, com o objetivo de consolidar o conhecimento a respeito do uso consciente dos agrotóxicos, destacando o potencial de dano que o uso indiscriminado destes produtos químicos pode acarretar ao meio-ambiente e ao ser humano, destacou sobre os riscos em relação ao transporte, armazenagem, aplicação e o destino das embalagens.

Os agrotóxicos são produtos químicos que alteram a composição da flora e da fauna com o objetivo de evitar que doenças, insetos ou plantas daninhas prejudiquem as plantações. De acordo com os dados publicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil, desde 2009, é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, respondendo sozinho por 86% da utilização destes produtos em toda América Latina. Alergias, feridas e doenças como o câncer estão cada vez mais presentes na vida de quem utiliza agrotóxicos no dia a dia, pois eles afetam a saúde dos consumidores, moradores do entorno de áreas de produção agrícola e impacta diretamente na saúde de toda a população brasileira.