Pinheirinho do Vale

Cinco caminhões tanque trabalham diariamente para atender a demanda de falta de água

Pinheirinho do Vale está investindo grande esforço para manter o abastecimento de água diariamente há mais de 35 famílias para o consumo de animais e 78 famílias para consumo humano.

O município de Pinheirinho do Vale vem sofrendo com as consequências da estiagem, o poder público tem investido números significativos para garantir o abastecimento de água ás famílias. O índice pluviométrico abaixo da média histórica está causando reflexos negativos em toda a economia, mas ele fica visível, e de forma mais imediata no meio rural.

O investimento pela Secretaria da Agricultura é muito grandes para manter os cinco caminhões e os  funcionários que estão trabalhando direto no abastecimento, seja no horário normal, feriados e finais de semana. O município mantém gratuitamente três caminhões para o abastecimento de água para os animais,  um caminhão terceirizado e um improvisado com caixa de água  para o abastecimento de água potável para as famílias. Também no mês de  fevereiro foram realizado abertura de vários açudes no interior.

Os problemas com a falta de água na suinocultura começaram no final do mês de fevereiro, atualmente são abastecidos diariamente em torno de 20 famílias com produção de suínos que estão totalmente sem água, em torno de 20 famílias para o consumo de suínos e outros animais com a entrega parcial em dias alternados, além de mais de 78 famílias que estão recebendo água para o consumo humano.

Segundo o prefeito Elton Tatto, o momento é de dificuldade, além da crise do Coronavírus, o município vem sofrendo com a estiagem, o que onera grandes investimentos por parte do poder público. “Estamos enfrentando a crise do Coronavírus, mas o que nos preocupa muito é a grande estiagem que estamos passando, com prejuízos incalculáveis aos nossos agricultores que atinge diretamente a economia do município. A gestão está investindo grandes esforços para garantir o abastecimento gratuito a todos   que estão sem água. A demanda é muito grande na suinocultura, a situação só não é pior graças a aquisição dos caminhões tanque novos que foram adquiridos no ano passado. A falta de chuvas têm causado inúmeros prejuízos aos agricultores, faremos o possível para amenizar esses danos,” disse o prefeito Elton Tatto.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de P. do Vale