Geral

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG finaliza Ciclo Assemblear

Para demonstrar a transparência na gestão e decidir o futuro da Cooperativa, encerrando o Ciclo Assemblear 2020, foi realiza a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, no último sábado, 18 – dia do aniversário de 39 anos da instituição. Em função da pandemia do coronavírus, que propõe que sejam evitadas aglomerações de pessoas, a assembleia foi realizada na modalidade virtual, transmitida da sua sede, em Rodeio Bonito/RS, para todos os coordenadores de núcleo, simultaneamente, por meio de videoconferência, centralizada nas agências dos 28 municípios. Esta forma de realização da assembleia é embasada pela legislação federal, por meio da medida provisória Nº 931, de 30 de março de 2020.

Para todos os coordenadores de núcleo, que representam legalmente os associados, foi disponibilizado o link de acesso à assembleia e os mecanismos utilizados, através de áudio e vídeo, permitiram referendar as decisões que os associados emitiram durante as assembleias de núcleos, realizadas nos municípios da área de atuação da Cooperativa, a partir de 3 de fevereiro.

Na pauta da assembleia, foram avaliadas a reforma estatutária e a prestação de contas de contas de 2019, além da proposta de distribuição de resultados. Ainda foi apresentado o planejamento da Cooperativa para 2020, e repassadas informações sobre o Fundo de Desenvolvimento Regional, além de debatidos outros assuntos direcionados aos mais de 76 mil associados que a Cooperativa conta atualmente.

De acordo com a presidente Angelita Marisa Cadoná, que conduziu os trabalhos, o destaque do ciclo assemblear de 2020 foi a participação expressiva dos associados nas assembleias de núcleos, passando de 11.800 participantes. “Considerando a recomendação do Ministério da Saúde para evitar aglomerações de pessoas, como medida para minimizar a transmissão do coronavírus (Covid-19), assim como, embasada pelos normativos oficiais que regulamentaram a assembleia no formato virtual, a Cooperativa realizou a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária por meio de vídeo conferência com a participação maciça e efetiva dos Coordenadores de Núcleo. A assembleia é o momento mais importante na vida de uma cooperativa, pois os associados acompanham a gestão e decidem os rumos do empreendimento, ampliando o senso de propriedade e pertencimento. Ficamos felizes de poder realizar a assembleia geral, concluindo o ciclo assemblear justamente no dia do aniversário da Cooperativa, mesmo que de uma maneira diferente neste ano, no formato virtual e não presencial, como tradicionalmente realizávamos”, frisa Angelita.

 

Distribuição de resultados

 

Como foi aprovado nas Assembleias 2020, parte do resultado financeiro do exercício 2019 da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG foi distribuído aos mais de 76 mil associados, dos 28 municípios de sua área de atuação nos três Estados. Como os associados são os donos do negócio – R$ 9,8 milhões, está disponível em aplicação financeira, desde a segunda-feira, 20. Pela primeira vez, o Conselho de Administração da instituição optou por disponibilizar o recurso através de aplicação, estimulando assim a educação financeira.

Mas essa distribuição proporcional a utilização de soluções financeiras que cada associado teve no decorrer do último ano, não é a única forma de participar dos resultados. No dia 16 de dezembro do ano passado, a Cooperativa já havia repassado em conta corrente a todos os seus associados, a correção de juros ao capital com um percentual de 6,21%. Ao todo, a Cooperativa retornou diretamente aos associados o montante de R$14,3 milhões.

Fonte: Sicredi