Saúde

Estado recebe mais 350 mil doses de vacina contra a gripe

A Secretaria da Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde um novo lote com 350 mil doses de vacinas para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B), na manhã desta terça-feira (28/4). Com essa remessa, as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) receberão 100% das doses para a segunda etapa da campanha. “Para disponibilizar as vacinas para a população, as regionais buscam os lotes junto à Ceadi (Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos) e, então, os repassam aos municípios”, informa a farmacêutica Tatiana Castilhos.

Durante o período de 16 de abril até 8 de maio, o foco é vacinar doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, população indígena, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A partir de sábado (9/5), que também será o Dia D de vacinação em todo território nacional, a campanha é destinada a crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.

A distribuição gradual das doses aos Estados e, consequentemente, aos municípios ocorre conforme disponibilidade de produção do Instituto Butantan. O próximo lote está previsto para chegar ao Estado no início da próxima semana, informa Tatiana.

Na primeira etapa da campanha, os idosos e os profissionais de saúde atingiram a marca de 100% da estimativa de público vacinado.

Texto: Marília Pereira Bissigo/Ascom SES
Edição: Secom