Geral

Liliana Cardoso é escolhida como patrona dos Festejos Farroupilhas 2021

A Semana Farroupilha 2021 já tem a sua patrona: a declamadora Liliana Cardoso. O anúncio foi feito na quarta-feira (19/5) pela secretária da Cultura, Beatriz Araujo, durante reunião da Comissão dos Festejos Farroupilhas. Liliana é a primeira mulher negra a receber a homenagem. Natural de Porto Alegre, a patrona tem 43 anos, é declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias, ativista cultural e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Como declamadora, foi cinco vezes campeã do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Fegart/Enart) e bi-campeã do Rodeio Internacional de Vacaria. Por três vezes recebeu o prêmio Vitor Mateus Teixeira e também foi condecorada pela Assembleia Legislativa com a Medalha Mérito Farroupilha, a maior honraria do Estado.

Por 22 anos, Liliana apresentou o Desfile Farroupilha, no dia 20 de setembro, em Porto Alegre, e por muitas vezes se emocionou vendo patronos e patronas. Ao ser questionada sobre o que significa ser patrona dos Festejos Farroupilhas de 2021, ela recorda uma trajetória pessoal e profissional alicerçada no tradicionalismo e em suas raízes ancestrais.

“Ser patrona dos Festejos Farroupilhas 2021 é a retaguarda de que nós, mulheres, podemos sim. E que representamos toda a diversidade cultural. Representamos as mulheres do campo, as mulheres da cidade. Representamos as mulheres que na Revolução Farroupilha ficaram no campo enriquecendo este Estado para hoje podermos usufruir. Como mulher negra, eu trago a representatividade dos Lanceiros Negros, que foram linha de frente na revolução, e das mulheres negras, que ficaram no campo gerando renda. Ser patrona é ter a certeza que, onde minha mãe estiver, estará feliz porque passou uma vida me acompanhando para forjar a Liliana Cardoso que sou hoje. Na próxima reencarnação, se houver, quero voltar mulher negra, declamadora e gaúcha”, afirma a patrona.

“A Liliana tem sido uma personagem muito importante nos Festejos Farroupilhas ao longo dos anos. É maravilhoso poder oferecer, em 2021, essa homenagem a uma figura que faz tanto pela cultura do Estado”, reconhece a secretária Beatriz Araujo.

Fonte: Site Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom