Chuva e umidade persistem na maior parte do Estado durante os próximos dias

A próxima semana permanecerá com umidade e chuva na maior parte do Rio Grande do Sul. Na sexta (15/9), a presença do ar seco e frio garante o tempo firme, com temperaturas baixas e possibilidade de geadas isoladas na Campanha, no Planalto e na Serra do Nordeste.

No sábado (16/9) e no domingo (17/9), o tempo permanecerá seco e o ingresso de ar quente favorece a elevação das temperaturas, que podem se aproximar de 30°C em várias regiões.

Entre segunda (18/9) e terça-feira (19/9), a atuação de um cavado (área de baixa pressão alongada) mantem a nebulosidade e provoca pancadas de chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados, sobretudo na Campanha e na Zona Sul. Na quarta (20/9), o tempo seco e quente predomina em todo território.

Os volumes previstos devem oscilar entre 15 mm e 30 mm na maioria das regiões. Na Campanha, na Zona Sul e na Região Metropolitana, os totais esperados devem variar entre 35 mm e 60 mm, podendo alcançar 80 mm no Extremo Sul.

As informações são do Boletim Integrado Agrometeorológico 37/2023, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) e o Instituto Rio Grandense do Arroz.

O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. As publicações agrometeorológicas da Seapi estão disponíveis no endereço eletrônico: www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Boletim Integrado Agrometeorológico 37/2023

Fonte: Ascom Seapi