Programa A União Faz a Vida completa 20 anos na Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG
Como despertar o conhecimento de uma criança ou jovem para a vida? De que forma é possível ensinar valores e atitudes que visem a transformação social? Pois justamente pensando em tudo isso é que há 20 anos atrás, Rodeio Bonito/RS foi o município pioneiro da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, na implantação do Programa A União Faz a Vida (PUFV).
Desde então, outros Municípios da região foram inseridos, buscando construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania com a prática da educação cooperativa. Para entendermos esse contexto, apresentamos alguns números nos 12 Municípios do Programa, que contabilizam mais de 70 escolas envolvidas, 7.500 alunos (entre educação infantil, séries iniciais, séries finais, ensino médio), 700 educadores, 500 funcionários e mais de R$ 410 mil investidos anualmente.
Acreditamos que é possível transformar a realidade por meio da educação
A atual Secretária de Educação de Rodeio Bonito, Elena Granella Presotto, participou da implantação do programa A União Faz a Vida. “Desde 1999 quando aderimos ao programa, nunca fiquei distante dos projetos que foram desenvolvidos. Lembro que foi revolucionário, os alunos ficaram encantados,” conta.
A coordenadora do Programa no Município e professora municipal, Glaizete Casani, destaca que um dos grandes méritos do PUFV, é unir o magistério estadual e municipal com formações conjuntas. “A partir das mesmas formações, mesmos objetivos, lutamos por uma igualdade de transformação, que busca a construção e desenvolvimento dos projetos, e assim, cada vez mais temos professores e alunos comprometidos”.
Para as professoras Elena e Glaizete, o pensar na educação é o caminho para a humanização. “São 20 anos de Programa, 20 anos atuando diretamente com os nossos alunos. E o mais importante, o quanto o Sicredi se preocupa em disseminar o ser cooperativo. O nosso muito obrigada a essa cooperativa, por oportunizar nossos alunos, é nítido o quanto eles evoluem com o Programa,” finalizam.
Créditos: Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG