Esta quarta, 16 de outubro, é o Dia Mundial da Alimentação Saudável
A Secretaria da Saúde (SES) aproveita o Dia Mundial da Alimentação Saudável, 16 de outubro, para orientar sobre a necessidade de uma alimentação adequada e saudável.
A coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição, Maísa Beltrame Pedroso, diz que a época vale para lembrar que o bom mesmo é consumir comida de verdade, feita por gente, e não o que vem embalado ou empacotado. “Uma das causas de doenças crônicas é o uso indiscriminado dos ultraprocessados”, diz.
Entre estas doenças está a obesidade. O Rio Grande do Sul é um dos estados com maiores índices de obesos no país. Atualmente, 70% da população adulta gaúcha apresenta sobrepeso. Uma das metas do Plano Estadual de Saúde (PES), triênio 2016/2019, é reduzir a velocidade deste crescimento.
Obesidade entre crianças também é motivo de preocupação. Maísa observa que a secretaria tem incentivado o aleitamento materno como um propulsor de saúde. A coordenadora destaca que é preciso estimular crianças e toda a população para o consumo de alimentos mais naturais. “Deixamos de consumir arroz, feijão e salada para aderir a coisas que nem são da nossa cultura, como os fast-food”.
Hábitos alimentares saudáveis reduzem as chances de outras doenças como as cardíacas, câncer, acidente vascular cerebral diabetes e osteoporose.
Clique aqui e acesse 10 tópicos sobre alimentação saudável.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom