Fetag-RS realiza mobilização em Porto Xavier
Nesta terça-feira, 1º de agosto, será mais um dia de luta dos agricultores e pecuaristas familiares. Mais de 1.500 agricultores organizados pela Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estarão mobilizados em Porto Xavier, para pressionar o governo federal e estadual em relação à situação preocupante do setor no que tangem as importações de produtos vindos de países vizinhos, como também, sobre a inviabilização da aplicabilidade de políticas públicas.
A mobilização dos produtores de leite é urgente e necessária para denunciar esta situação, unir forças e buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados, garantindo a sustentabilidade da atividade, a manutenção das famílias rurais e o fortalecimento da cadeia produtiva. Para tanto, a mobilização apresenta a seguinte pauta de reivindicações:
1) Implementação de barreira comercial para barrar a entrada de leite e derivados dos países membros do Mercosul;
2) Implementação de regra para que nenhuma empresa ou indústria que importar leite ou derivados receba qualquer tipo de benefício fiscal do Estado;
3) Liberação do recurso do FUNDOLEITE para implementar políticas de apoio ao produtor de leite no Rio Grande do Sul;
4) Mudança nas regras do Proagro para não prejudicar os agricultores e pecuaristas familiares que enfrentaram três secas consecutivas;
5) Atualização do limite do imposto de renda para os agricultores e pecuaristas familiares;
6) Correção ou rebate no enquadramento da DAP e CAF-Pronaf para acessar os financiamentos de custeio e investimento.
A mobilização que iniciará na praça central de Porto Xavier as 9h, prevê receber agricultores(as) de todo o estado. A programação indica manter a ação durante todo o dia.