Geral

Entidades de saúde recebem valores de ação solidária

Para incentivar a solidariedade e fortalecer as entidades sem fins lucrativos de sua área de abrangência nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, a Cooperativa realiza a segunda edição da Juntos Fazemos o Bem. Através da ação solidária, em vigor desde 2020, entidades cadastradas e indicadas por associados que fazem investimentos na Cooperativa, recebem doações financeiras com valores proporcionais ao tipo de aplicação e carência.

Em função da pandemia, o regulamento da iniciativa sofreu alterações priorizando repasses às instituições voltadas à saúde. Agora, hospitais e entidades relacionadas à saúde poderão usufruir das doações quinzenalmente, como forma de apoio neste momento em que ocorre avanço da contaminação do Covid-19. Com isso, apenas nos dois primeiros meses do ano, levando em consideração os investimentos feitos pelos associados, a Cooperativa doou R$ 146 mil para as instituições de saúde.

Segundo o diretor-executivo, Márcio Girardi, as alterações no regulamento foram feitas porque há uma preocupação constante por parte da Cooperativa em atender as indicações dos associados, mas também em oferecer todo o suporte possível a quem está na linha de frente no combate ao coronavírus. “Sabemos que a situação está preocupante e, muitas vezes, os recursos atuais são insuficientes perante as urgências financeiras de custeio das entidades ligadas à saúde. Com a contribuição dos nossos associados, através da ação solidária estamos agindo com sensibilidade e agilidade no apoio as muitas frentes de enfrentamento da pandemia, ajudando assim a salvar vidas, afinal, quem precisa de recursos para se salvar não pode esperar”, frisa Girardi.

Uma das entidades contempladas com recursos da ação solidária é o Hospital São José, de Rodeio Bonito/RS, que recebeu R$ 116 mil. Conforme o presidente, Sady Acadrolli, o valor veio em muito boa hora, pela situação que as casas de saúde estão enfrentando, em função da pandemia, e o consequente aumentado das despesas. “Esse dinheiro nos dá suporte para continuarmos com o nosso trabalho de atender a população nestes momentos de extrema necessidade”, frisa Acadrolli, acrescentando que a direção da Cooperativa foi muito feliz em lançar a Juntos Fazemos o Bem.

– No meu entendimento, a ação solidária é obra divina, porque ela foi iniciada em 2020, quando não sonhávamos ainda com a pandemia, e esta ajuda tem sido extremamente importante para ajudar as instituições de saúde. Por isso, só temos a agradecer a família Sicredi, e aos investidores que aplicaram seus recursos na Cooperativa e indicaram o nosso hospital, assim como as demais entidades também. Que cada vez mais possamos no unir para o bem da nossa comunidade – frisa o presidente.

 

Como funcionam as doações

Os repasses às entidades correspondem ao percentual de 0,40% sobre novas aplicações do associado, com carência para resgate de, no mínimo, 180 dias, e ao percentual de 0,20% sobre novas aplicações do associado com carência para resgate de, no mínimo, 90 dias, correspondente nos produtos Sicredinvest, Sicredinvest Flex, Sicredinvest Evolutivo, Sicredinvest Exclusivo e RDC pré-fixado; bem como de 0,10% sobre novas aplicações no produto Poupança.

As demais entidades beneficiadas na ação, exceto as ligadas à saúde, receberão o valor da doação via depósito em conta-corrente em três momentos durante o ano, com datas a serem definidas.

Fonte: Sicredi