Pinheirinho do Vale

ALUNOS DE PALMITINHO VISITAM MONUMENTO DO TENENTE PORTELA

Na tarde do dia 12 de novembro alunos das turmas do 9º Ano, a professora de História Dina dos Santos Cauduro e o professor de Biologia Jefferson Antônio Candaten do Instituto Estadual de Educação 22 de maio de Palmitinho visitaram a trilha ecológica e o memorial Tenente Portela em Pinheirinho do Vale.

A visita teve início no porto da barca percorrendo a trilha ecológica de 850m margeando o Rio Pardo até o jazigo do Tenente Mário Portela Fagundes, local onde estavam acampados o Tenente Mário Portela Fagundes e seus companheiros de retaguarda da Coluna Prestes, mortos em emboscada pelos republicanos, fato histórico ocorrido em 24 de janeiro de 1925, sendo que este local é tombado pelo IPHAE como patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul.

O objetivo da visita foi de conhecer este local, bem como ampliar seus conhecimentos sobre a história da Coluna Prestes no Rio Grande do Sul que teve início em Santo Ângelo, seguindo por outros municípios, passando por Pinheirinho do Vale, onde ocorreu o massacre da retaguarda da Coluna Prestes pelas forças governistas. Os alunos demonstraram interesse, surpresa e satisfação por estarem no local onde ocorreu esse fato histórico/cultural, além de prestigiarem as belezas naturais do município de Pinheirinho do Vale.

Os visitantes estiveram acompanhados pela turismóloga Nilsa Zachi da Fonseca da Secretaria Municipal do Turismo, que explanou sobre este fato histórico. Também esteve presente a guia turística do Roteiro Vale Encantado, Loiva Brixner, divulgando o roteiro turístico do nosso município.

Agradecemos aos palmitinhenses por prestigiarem os atrativos turísticos do município, pois o estudo de campo vem complementar e ampliar conhecimentos, com o intuito de valorizar fatos históricos e relevantes ocorridos em nosso país e principalmente na região.

Os interessados em visitarem nossos atrativos turísticos e o Roteiro turístico de Pinheirinho do Vale poderão agendar com antecedência pelos telefones (55) 3792- 1646 com Nilsa Zachi Fonseca e (55) 99684-0150 com Ivone Lima.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Pinheirinho do Vale