AgriculturaDestaques

Suinocultura sustentável será tema de dias de campo na região Norte

Para qualificar a atividade da suinocultura na região Norte do Estado, especialmente no que tange o manejo adequado de dejetos dos suínos, solo e água, a Emater/RS-Ascar estabeleceu um Contrato de Cooperação Técnica com a Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC. Foram implantadas três Unidades de Referência Técnica (URTs) em propriedades rurais da região, nos municípios de Pinhal, Palmitinho e Rondinha. Como parte desse trabalho, extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar vem participando de capacitações envolvendo práticas referentes aos temas propostos pelo projeto, como gestão da água na propriedade, manejo dos dejetos e a valoração da economia dos dejetos animais.

A próxima etapa desse trabalho envolve a socialização das informações para o público envolvido com o setor, que acontecerá a partir de dias de campo, que foram programados nas URTs do projeto. Palmitinho será o primeiro município a realizar a atividade, marcada para esta terça-feira (08/01), na propriedade da família Vargas, localizada na Linha Lajeado Leão. As próximas atividades serão realizadas em Pinhal, no dia 15/01, na propriedade da família Moro, na Linha Pitol, e em Rondinha, no dia 22/01, na Linha Santa Lucia, na propriedade da família Frighetto.

A suinocultura no sistema integrado está presente em 33 municípios da área de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen e envolve mais de 800 famílias. Apenas em 2017 abateu mais de 1,4 milhão de cabeças, de acordo com o relatório anual da Associação dos Criadores de Suínos do RS (Acsurs), gerando renda para as famílias e retorno de imposto para os municípios.

“Mesmo diante desse cenário promissor, precisamos evoluir em algumas áreas, como no manejo e uso adequado dos dejetos produzidos, transformando a atividade em oportunidade na integração com outras atividades. Neste sentido, organizar e disponibilizar informações sobre a gestão da água e a produção e uso de fertilizantes, a partir de dejetos de suínos e aves, e capacitar produtores e multiplicadores responsáveis pela difusão das tecnologias e conhecimentos de gestão da água, do solo e dos dejetos, são fundamentais para evoluir no processo”, argumentou o assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti.

A programação para os dias de campo iniciará às 13h30 e envolverá quatro estações. Gestão da água e gestão de dejetos serão temas abordados pelos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC, Evandro Barros e Paulo Baldi. Gestão do solo e gestão da propriedade serão assuntos trabalhados pela equipe da Emater/RS-Ascar, juntamente com a família assistida. As atividades são realizadas pela Emater/RS-Ascar, Embrapa, Prefeitura de Pinhal, Palmitinho e Rondinha, e Associação dos Suinocultores de cada município.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen