Agricultura

Família de Vista Alegre inaugura agroindústria de processamento de mandioca

Neste sábado (01/06), a propriedade da família Hanauer, localizada na Linha São Judas, interior do município de Vista Alegre, receberá a comunidade local, lideranças e autoridades para o ato de inauguração da agroindústria de processamento de mandioca. A Emater/RS-Ascar e a Sicredi, juntamente com a família, são os organizadores do evento que inicia às 8h30.

A Agroindústria Hanauer surgiu do interesse do casal, Osmildo e Terezinha, em agregar renda à propriedade e despertar nos filhos, Lucas e Eduardo, a vontade de permanecer no meio rural. Em apenas sete hectares, a principal atividade da família era o fumo. Em decorrência da pequena área e pensando em investir em outra atividade como alternativa de geração de renda, o beneficiamento da mandioca foi a decisão da família, uma vez que o alimento já fazia parte da produção para subsistência.

Hoje, a agroindústria processa de 150 a 180 kg de mandioca por dia, mas a capacidade de processamento da agroindústria pode chegar de cinco a seis mil kg por mês. A Emater/RS-Ascar sempre acompanhou a família Hanauer, prestando assistência técnica em todas as etapas, desde o planejamento, a construção da agroindústria, bem como na produção da matéria-prima e no beneficiamento da mandioca.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen