Saúde

Pesquisa avaliará motivos da não vacinação de crianças no Estado

Foto: Divulgação/SES

Começa nesta quarta-feira (18) uma pesquisa de opinião promovida pela Secretaria de Saúde (SES) para compreender os fatores da baixa adesão à vacinação no Estado. A previsão é que sejam entrevistados até o final do mês mais de 1,3 mil pais ou responsáveis por crianças de até 6 anos e que não tenham recebido ao menos uma vacina do calendário básico. O resultado tem previsão de divulgação para outubro. As informações poderão ser utilizadas como subsídio para balizar futuras ações e campanhas, com o objetivo de resgatar as coberturas vacinais.

Embora o acesso às vacinas seja gratuito, a diminuição na busca pelos imunobiológicos é observada em todos os estados brasileiros. As coberturas vacinais estão decrescendo, atingindo índices preocupantes, abaixo das metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A preocupação justifica-se pela possibilidade de aumento na mortalidade infantil, visto que as crianças não vacinadas são mais suscetíveis a adoecer.

As entrevistas serão realizadas de forma presencial, com as abordagens ocorrendo na rua. Os entrevistadores terão a identificação do Instituto de Pesquisa Amostra (crachá com nome e foto) e utilizarão tablets para a aplicação do questionário. Eles avaliarão com os pais se as crianças por qual são responsáveis receberam as 12 vacinas previstas no calendário básico infantil, como a tríplice viral, BCG, pólio, e influenza. Entre os possíveis motivos para a não vacinação que serão avaliados estão questões como o desconhecimento do calendário, notícias contrárias às vacinas e medo de reações adversas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – SES/RS