Pinheirinho do Vale

Município realiza campanha de recolha de embalagem de agrotóxicos vazias

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Cotrifred, Emater Ascar, STR e ARAMAU, realizaram no dia 12 de novembro, a recolha de embalagens vazias de agrotóxicos no interior do município. A coleta foi organizada em sete pontos pré-fixados anteriormente.

Os agricultores entregaram os recipientes descartados após tríplice lavagem e perfurar a embalagem para evitar a reutilização, seguindo os padrões da norma vigente, o agricultor ou responsável esteve no local determinado para realizar a entrega de suas embalagens e também receber um recibo de comprovação de devolução.

Destaca-se a importância de realizar essa logística reversa, para, tanto atender as normas, citando do Decreto 4074/02, Art. 53, o qual rege a forma da devolução das embalagens vazias, quanto contribuir para evitar acúmulos de lixo no meio ambiente, evitando assim contaminantes, que inclusive levariam muitos anos para deteriorar no meio ambiente naturalmente.

Foram 1434 embalagens recolhidas, queremos agradecer nossos produtores pelo empenho na realização do descarte correto de suas embalagens de agrotóxicos, demonstrando conhecimento e preocupação com saúde e meio ambiente, além de estar cumprindo com as leis.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Pinheirinho do Vale