Geral

Sicredi renova convênio com Casas Familiares Rurais

Para apoiar na manutenção das atividades de formação dos estudantes das Casas Familiares Rurais (CFRs) dos municípios de Frederico Westphalen/RS e Alpestre/RS, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG renovou sua parceria com as instituições. Na sexta-feira, 24, e na segunda-feira, 27, respectivamente, foram renovados os convênios, na presença da presidente da Cooperativa, Angelita Marisa Cadoná, e dos representantes dos estabelecimentos de ensino.

Os atendidos nos educandários, passam por três anos de formação, nos quais a CFR proporciona aos jovens oportunidades, busca o desenvolvimento sustentável, solidário e humano, através da pedagogia da alternância – método que busca a interação entre o aluno que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre seus ambientes de vida, de trabalho e escolar.

Em Frederico Westphalen/RS, a Casa Familiar Rural existe há 20 anos e, atualmente, atende 64 jovens, de 10 municípios da região. O tesoureiro da Associação Casa Familiar Rural Santo Isidoro, Volnei Zonta, comenta que ao longo destas duas décadas a CFR “salvou” algumas propriedades. “Ouvimos com bastante frequência nossos alunos dizendo que decidiram permanecer no campo, após receberem ensinamentos dos docentes e que se sentem felizes com as escolhas. Não tem preço sabermos que fizemos uma diferença tão significativa na vida de nossos educandos. Isso só é possível, através de parcerias que mantemos, como com o Sicredi que acredita no nosso trabalho”, disse Zonta.

Da mesma forma, o diretor da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Regional de Alpestre/RS, Wagner Rogério Bohn, elogia o apoio da Cooperativa na manutenção das atividades junto aos jovens. “Temos parceria com o Sicredi há mais de 10 anos e isso é muito importante, porque nosso trabalho diário é intenso e precisamos de recursos significativos para desenvolvê-lo”, frisa Bohn. Neste ano, a instituição de ensino está atendendo 86 alunos de 20 municípios da região.

A forma de atuação das Casas Familiares Rurais é destacada pela presidente Angelita Marisa Cadoná. “A pedagogia da alternância aplicada nestas instituições, conecta o conhecimento teórico ao prático, possibilitando, desta forma, a formação humana, intelectual e técnica dos jovens rurais. Ao mesmo tempo, engaja toda a família nos projetos desenvolvidos nas propriedades familiares, contribuindo para o processo de sucessão no campo. A Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG acredita muito neste modelo de educação, por isso, incentiva e investe na formação destes futuros empresários rurais”, justifica Angelita.

Fonte: Sicredi