Meio Ambiente

Projeto de educação ambiental que inspira

Ametista do Sul/RS transformou um lixão a céu aberto em viveiro, com apoio do Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

Encontrar alternativas em um espaço utilizado para descarte de lixo irregular, foi o que motivou integrantes da Administração de Ametista do Sul/RS e da Emater/RS-Ascar local a inscreverem um projeto para poder angariar recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional, da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. O projeto “Educação ambiental e revitalização de espaço público: implantação de um viveiro municipal”, foi discutido com a comunidade e atendeu todos os critérios dentro do regulamento do Fundo, sendo posteriormente aprovado.

Como início das ações, representantes de entidades auxiliaram na limpeza do local, cercaram e instalaram placas de orientação. Logo após, iniciou a produção de flores e plantas bioativas (medicinais, condimentares e aromáticas). Assim, aliaram dois objetivos – produzir flores e ter um espaço para trabalhar a educação ambiental. Segundo a bióloga do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Deisy Brasil Gonçalves, a estrutura será usada também para palestras, workshops e minicursos voltados à questão ambiental, oportunizando que a comunidade, alunos e turistas recebam orientações e tenham contato direto com a natureza. “Pretendemos aproveitar a produção e florir nossa cidade, os pontos turísticos e atender escolas. Inclusive, já realizamos o primeiro trabalho entregando 300 mudas de plantas bioativas no Dia do Meio Ambiente. Além disso, futuramente queremos disponibilizar mudas de árvores nativas aos interessados, aproveitando da melhor forma possível a nossa produção”, frisa Deisy.

Da mesma forma, o prefeito, Gilmar da Silva, está feliz com os resultados alcançados. “Instalarmos este viveiro era um sonho, pois aproveitamos a área usada como lixão e a transformamos em um ponto de educação ambiental. E mais do que isso, um local que poderemos tirar as mudas para melhorar a paisagem da nossa cidade, assim fazendo com que os turistas se sintam ainda mais encantados e felizes quando nos visitam. Queremos agradecer imensamente ao Sicredi por sempre estar do nosso lado e nos apoiar neste projeto, por ter pensado no coletivo e na população de nosso município”, afirma o gestor.

A transformação da área, foi elogiada pela presidente da Sicredi Alto Uruguai, Angelita Marisa Cadoná. “Este é um belo projeto, aprovado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional, que contribui para a questão ambiental e ao mesmo tempo ao bem coletivo, porque a finalidade é embelezar a cidade e disponibilizar as mudas aos munícipes, estimulando esta cultura do cuidado com o paisagismo e o desenvolvimento do turismo. Para a região é um ótimo exemplo, com certeza”, assegura a presidente.

O Fundo apoia financeiramente projetos com o propósito de promover a cooperação, cidadania, aprimoramento cultural e social, contribuindo na agregação de renda e melhoria da qualidade de vida. “No caso da capital mundial da pedra ametista, o paisagismo está sendo útil como forma de incentivar o desenvolvimento do turismo e o cuidado para tornar o ambiente mais agradável. Acreditamos que a destinação de recursos, por parte dos associados ao Fundo de Desenvolvimento, foi uma decisão acertada, pois os projetos contribuem para a evolução das cadeias produtivas, trazem desenvolvimento econômico, social e ambiental nos municípios onde estamos inseridos”, finaliza Angelita.

Fonte: Imprensa SICREDI