Destaques

Assembleia aprova PL que denomina a RS-528 como Rodovia Luiz Carlos Panosso

Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei 123/2020, de autoria do deputado estadual Edson Brum (MDB), que atualmente ocupa o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado. A iniciativa denomina a RS-528, entre Pinheirinho do Vale e Pinheirinho, como “Rodovia Luiz Carlos Panosso”. 
O trecho compreende, ao todo, 18 quilômetros de extensão. “Quero agradecer o apoio recebido para aprovação do nosso projeto de lei. Esta é uma forma de homenagear o saudoso Lisca, ex-prefeito de Palmitinho, que sempre se destacou pela sua liderança e pelo incansável trabalho em favor do desenvolvimento do município e da região”, justificou Brum. 
Nascido em 7 de março de 1958, em Frederico Westphalen, Panosso sempre esteve comprometido com a história política e social de Palmitinho, cidade que adotou para morar e trabalhar até a sua morte, ocorrida em 12 de abril deste ano. 
Em 83, casou-se com Cleusa Terezinha Bonafe Panosso, com quem teve três filhos: Tobias, Isabel e Laura. Lisca foi um dos empresários mais bem-sucedidos do município, atuando nos ramos de comércio, indústria, serviços, agricultura. O instinto empreendedor surgiu ainda aos 9 anos, quando perdeu o pai, e começou a trabalhar com a venda de produtos alimentícios na rodoviária de Frederico Westphalen para ajudar no sustento de sua família.
Aos 14 anos, se tornou auxiliar em um escritório de contabilidade, também em Frederico, onde ficou até os 18 anos, quando então se mudou para Pinheirinho do Vale. Na cidade, também trabalhou em escritório de contabilidade.
Em 79, chegou a Palmitinho, onde comprou o seu próprio escritório de contabilidade, que funciona até hoje. Os empreendimentos de Lisca eram do ramo de confecções, construção civil e imobiliário, com atuação em diversos municípios não só do Estado, como também em Santa Catarina, gerando centenas de empregos diretos e indiretos.
Participou ainda da criação e desenvolvimento de diversas obras e entidades, tais como CTG’s, hospital, Igreja Matriz Santa Teresinha, assim como em capelas de comunidades do interior e associações existentes no município, inclusive auxiliando em suas gestões.
A sua forma atuante e comprometida com o desenvolvimento de Palmitinho fez com que fosse eleito prefeito por duas gestões consecutivas, em 2012 e 2016, quando renunciou em favor do vice-prefeito. Em sua gestão, implantou o Projeto Social “Prato Cheio”, que beneficia pessoas portadoras de necessidades especiais e sem mobilidade.

Crédito da foto: Arquivo

Fonte: Assessoria de Imprensa Edson Brum