Agricultura

Conab e cooperativas formalizam projetos do PAA e doam alimentos em Frederico Westphalen e Sarandi

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá formalizar nesta quinta-feira (29), em Frederico Westphalen, mais três contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). Os Termos de Pactuação da Agricultura Familiar serão assinados pela estatal e a Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Frederico Westphalen (Coopraff), a Cooperativa dos Produtores de Uva e Derivados de Ametista do Sul (Coperametista) e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Familiares de Pinheirinho do Vale (Coopervale). Ao todo, entre os três projetos, o investimento do governo federal é de R$ 927,7 mil.

O ato de assinatura inicia às 9 horas, no ginásio da Sociedade Frederiquense de Promoção do Menor (Promenor), com a participação da superintendente regional da Conab no Rio Grande do Sul, Luzia Teixeira, de agricultores familiares, lideranças e autoridades da região. Ainda no evento, a Coopraff vai doar cerca de 1.500 quilos de alimentos ao Promenor e ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Entre todas as etapas de execução do Programa, a Coopraff, a Cooperametista e a Coopervale vão entregar mais de 118 toneladas de alimentos — frutas, legumes, verduras, massa caseira, farinhas de milho e trigo, pão, mel, queijo, entre outros. A produção é de 62 famílias e será destinada a 6.756 pessoas em situação de vulnerabilidade, nos municípios de Frederico Westphalen, Pinheirinho do Vale, Ametista do Sul e Ijuí.

Assinaturas em Sarandi

Ainda nesta quinta, em Sarandi, a Conab assinará os Termos de Pactuação da Agricultura Familiar com a Cooperativa dos Produtores Rurais de Três Palmeiras (Cootrepal) e a Cooperativa da Produção dos Agricultores Familiares de Sarandi e Região (Coopafs). O evento acontece no ginásio da Cohab, no bairro Santa Catarina, a partir das 17 horas, e contará com a participação do presidente da estatal, Edegar Pretto.

Entre os dois projetos, o governo federal aplicará R$ 759 mil em recursos. Até a última etapa do programa, 1.625 pessoas atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Três Palmeiras e Sarandi vão ser beneficiadas com mais de 112 toneladas de alimentos. Elas vão receber frutas, verduras, legumes, pão caseiro, melado de cana, bolacha colonial e shimier. A produção é de 53 famílias.

Crédito Foto: Ricardo Stuckert/PR