Pinheirinho do Vale

Professores participam do 1º Seminário Regional de Boas Práticas de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha

No dia 04 de maio de 2022, a secretária de Educação e Cultura de Pinheirinho do Vale, e dois diretores de escolas municipais do município, estiveram reunidos em Vista Gaúcha com secretário da Fazenda, responsável pelos Setores de Tributos, Arrecadação e ICMS do município, juntamente com a equipe da SMEC e diretores municipais de alguns municípios da região, para participar do 1º seminário Regional de Boas Práticas de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha (NFG). O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal da Fazenda, Setor de ICMS/Tributação e Coordenação do Programa de Integração Tributária (PIT) de Vista Gaúcha.

Durante o Seminário, Rogério Biondo e o delegado da 9ª Delegacia da Receita estadual (9ª DRE), de Santo Ângelo, Joaquim Henrique John de Oliveira, palestraram sobre a importância para a arrecadação municipal referentes aos programas de Educação Fiscal e NFG.

De acordo com os palestrantes, mesmo diante da atual situação vivida com a pós pandemia da Covid-19 e atual dificuldade econômica, entende-se que é possível desenvolver atividades que possibilitem aumentar a arrecadação municipal, bem como despertar a consciência cidadã, chamando a atenção da população quanto a importância de exigir nota fiscal com CPF.

Algumas ações já estão sendo realizadas em Pinheirinho do Vale, como cursos online e webinário. A Secretaria da Educação, juntamente com as escolas, estará realizando atividades pedagógicas com os alunos sobre educação fiscal com ênfase na cidadania e tributação. Também, serão confeccionados folders para a divulgação do programa Nota Fiscal Gaúcha, além de divulgação em sites e jornais para a informação chegar ao maior número possível de munícipes.