Saúde

Vacinação da gripe é ampliada para crianças de 5 a 9 anos completos e adultos acima de 55 anos

A Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho de Secretaria Municipais de Saúde (COSEMS) definiram ampliar os grupos elegíveis para a vacinação contra a gripe (Influenza). A partir desta sexta-feira (13/5), também podem procurar um posto para a imunização contra o vírus as crianças de 5 a 9 anos e os adultos com 55 anos ou mais.

O Rio Grande do Sul já registrou este ano 272 casos de internações, sendo 41 óbitos, em virtude da Influenza. Segundo a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, “estes dois novos grupos concentram os maiores coeficientes de internações entre os não elegíveis para a campanha e necessitam de proteção”.

A primeira etapa da campanha deste ano foi aberta em 4 de abril para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. As crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos tiveram o início da sua fase antecipado, em 25 de abril. No último dia 2 de maio, passaram a estar liberados para a imunização os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros. Ao todo, mais de 4,9 milhões de pessoas fazem parte dos grupos elegíveis previamente elencados.

Grupos prioritários                 

• Idosos: 1.020.396 de doses aplicadas                  
• Crianças: 145.374  doses aplicadas                  
• Trabalhadores da saúde: 170.084 doses aplicadas                  
• Gestantes: 11.353 doses aplicadas                  
• Comorbidades: 62.670 doses aplicadas
• Professores: 29.330 doses aplicadas                    

A ampliação dos grupos agora selecionados representa a abertura para mais 1,4 milhão de pessoas (695 mil crianças dos 5 aos 9 anos completos e 735 mil pessoas entre 55 e 59 anos).

Vacina gripe trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

• A campanha nacional de vacinação contra a Influenza ocorre até 3 de junho.