Destaques

Secretaria da Agricultura do Estado celebra Termo de Cooperação com o CIGRES

Foto: Emerson Foguinho/Seapdr

Nesta segunda-feira (25), o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Covatti Filho, celebrou um Termo de Cooperação junto ao Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos – CIGRES. Por meio do Termo, a SEAPDR disponibilizou um trator esteira, que será utilizado para espalhar e socar resíduos sólidos no aterro localizado no município de Seberi, que são advindos da coleta de lixo dos 31 municípios da Região Noroeste que compõem o Consórcio.

Até o momento, o CIGRES, que tem também sua sede no município de Seberi, utilizava um trator esteira terceirizado, e ao celebrar o Termo com a SEAPDR, passará a economizar mais de 20 mil reais por mês, beneficiando os mais de 180 mil habitantes da região, de municípios como Frederico Westphalen, Erval Seco, Iraí, entre outros.

Para o secretário da Agricultura, Covatti Filho, os Termos de Cooperação celebrados pela SEAPDR vem de encontro a uma das principais metas da sua gestão. “Temos como prioridade colaborar para o desenvolvimento das cidades gaúchas, principalmente os pequenos municípios que dependem ainda mais das políticas públicas estaduais. Disponibilizando este trator esteira para o CIGRES estamos atendendo 31 municípios, ao invés de atender um só como acontece quando celebramos termos individuais, o que acaba por beneficiar um número maior de pessoas”, afirma o secretário.

O CIGRES foi criado como uma alternativa para atender os municípios da região Noroeste do Estado, no que diz respeito a resíduos sólidos urbanos, para assim apoiar o desenvolvimento autossustentável da região, focando na proteção do meio ambiente e na qualidade de vida da população.

Para Edmilson Pelizzari, prefeito de Pinhal e atual presidente do CIGRES, o convênio vai colaborar com a melhora nos processos de tratamento dos resíduos coletados na região, além da redução de despesas com aluguel de maquinário. “O convênio vem pra ajudar os 31 municípios consorciados, fazendo com que a célula tenha uma durabilidade maior, pois os resíduos serão tratados de forma mais adequada, além de onerar menos os municípios, com uma economia média de 20 mil por mês, uma ajuda muito importante nesse momento difícil que o consórcio está passando, e no final quem vai ganhar com isso é a comunidade dos municípios que compões o consórcio”, comemorou Pelizzari.

O termo celebrado tem a duração de 90 dias, prorrogável por mais 90 dias de acordo com a necessidade do Consórcio e a disponibilidade de maquinário da SEAPDR.

Fonte: SEAPDR